terça-feira, 11 de junho de 2013

Turismo em Arapiraca


Largo D. Fernando Gomes
Arapiraca é a principal cidade do interior do estado de Alagoas, conta com aproximadamente 220.000 habitantes (est. IBGE, 2011) e ficou conhecida, nos anos 70, como a "Capital do Fumo" por ser um dos maiores produtores de tabaco do país. Hoje em dia, o fumo não alavanca mais a economia da cidade e outras culturas agrícolas, como o milho, abacaxi e a mandioca, cresceram. A indústria, possui condições para o funcionamento de empresas dos mais diversos setores. Atualmente, podem ser encontradas indústrias de refrigerantes, cereais, resinas, plásticos e de beneficiamento de mandioca. De acordo com o IBGE, no ano de 2006, Arapiraca apresentou a terceira maior evolução de PIB no Nordeste e segundo a Revista Veja, é uma das 22 metrópoles do futuro. A reportagem, publicada em agosto de 2010, destacou o crescimento alcançado pelo município nos últimos anos, a exemplo de diversos aspectos do desenvolvimento econômico e social. Além disso, a cidade foi a décima mais dinâmica do país e a segunda que mais cresceu no Nordeste.
Com uma vocação para o turismo de negócios e religioso, Arapiraca aguarda a inauguração do tão esperado Shopping, que impulsionará a economia da cidade e da região agreste do Estado. O empreendimento já nascerá grande, com 304 lojas, 5 lojas âncoras, 7 Mega Lojas, 6 salas de cinema, sendo 1 em 3D com avançada tecnologia de projeção, praça de alimentação, estacionamento para mais de dois mil veículos (a maior parte na cobertura do shopping) além de clínica médica, rádio in door, universidade e um hotel. No quesito hotelaria, o município possui pouco mais de 10 hotéis, nenhum com mais de 3 estrelas.
 

Algumas atrações da cidade:
  1. Lago da Perucaba;
  2. Largo Dom Fernando Gomes;
  3. Parque Ceci Cunha;
  4. Bosque das Arapiracas;
  5. Praça Dep. Marques da Silva;
  6. Praça Luis Pereira Lima, a antiga "Pç. da Prefeitura";
  7. Memorial da Mulher;
  8. Mercado de Artesanato "Margarida Gonçalves";
  9. Estádio Coaracy da Mata Fonseca;
  10. Museu/espaço "Zezito Guedes";
  11. Casa da Cultura;
  12. Igreja de São Sebastião;
  13. Igreja do Santíssimo Sacramento;
  14. Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho;
  15. Planetário e cineteatro de Arapiraca.
Atualmente há uma profusão de projetos no campo da urbanização pública (moradia e vias públicas) e do mercado imobiliário (conjuntos residenciais de casas e de apartamentos). O campo da educação está em franco crescimento, com duas universidades públicas, UNEAL e UFAL, além de várias faculdades privadas.

Planetário






Vista aérea da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário