quinta-feira, 8 de agosto de 2013

HOTELARIA ALAGOANA VOLTADA PARA 2014


Orla da praia de Pajuçara, Maceió
O setor hoteleiro de Alagoas já se prepara para a Copa do Mundo de Futebol, que acontece no país em 2014. A Copa é um dos maiores eventos esportivos do planeta e acontecerá no Brasil pela segunda vez na história: a primeira foi em 1950.  
A diretora executiva do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, e Similares de Alagoas (SHRBS-AL), Eliete Morais, disse que há uma expectativa do setor para a Copa do Mundo, pois a ocupação dos hotéis do litoral de Alagoas (Norte e Sul), na Copa das Confederações, não teve baixa temporada. “A ocupação esteve em torno de 80 a 85% em junho e consideramos muito boa”, destaca. Dados da entidade, atualizados em 5 de março deste ano, indicam que, juntos, em Maceió, Japaratinga e  Maragogi, há 87 estabelecimentos filiados ao Sindicato, entre hotéis, motéis, restaurantes, pousadas e afins.
Segundo ela, o setor vem se preparando desde o segundo semestre de 2012, com treinamentos da mão de obra, ampliação do número de leitos, modernização dos equipamentos hoteleiros, parcerias com o setor público para melhorias na segurança pública do governo, segundo ela, a climatização do Centro de Convenções e melhorias da infraestrutura das cidades.
Eliete destaca que o número de turistas esperados para 2014 é de um acréscimo de 80% a mais da ocupação do que em junho deste ano. Comparando esse número com os números de outro ano em que não houve evento tão grande no Brasil, por exemplo, 2012, ela avalia que será um crescimento de 90 a 95% o número de turistas em junho e julho de 2014.
O setor hoteleiro também está treinando pessoal desde 2012, segundo Eliete, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em agosto próximo terão início vários cursos pelo Pronatec Copa, “inclusive de idiomas, em Maceió e Maragogi, que serão gratuitos”, informa.
Esses treinamentos serão nos hotéis e estão sob a coordenação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e outros pela Secretaria Municipal de turismo de Maceió (Semptur). A diretora executiva do Sindhotéis explica que a maioria do pessoal que já trabalha em hotéis e com turismo já tem domínio de línguas estrangeiras, principalmente pessoal de recepção e eventos.
“Em se tratando de gerência, eles são bem preparados. Para os demais, o Pronatec iniciará várias turmas de inglês e espanhol para todas as funções e dentro dos estabelecimentos”, destaca. Eliete também ressalta que os funcionários do setor hoteleiro estão fazendo cursos de qualificação como de atendimento, idiomas e de formação.
A secretária do estado de Turismo, Danielle Novis, disse que a expectativa para o turismo alagoano com vistas a eventos como a Copa é a melhor possível. Segundo Novis, em janeiro de 2012, o Ministério do Turismo chancelou nove municípios alagoanos como destinos turísticos próximos as 12  cidades-sedes e que têm potencial para receber um grande fluxo de turistas. “A ideia do MTur é incentivar o visitante a conhecer os atrativos turísticos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego”, destacou. São 88 produtos e 184 destinos brasileiros em municípios distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos palcos da Copa. Em Alagoas, além de Maceió e Maragogi, as outras cidades alagoanas escolhidas pelo Ministério do Turismo são: Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio e Paripueira, no Litoral Norte, e Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, no Litoral Sul.
Segundo a secretária, depois da determinação federal, a Setur-AL vem trabalhando a campanha “Alagoas: As Praias da Copa” em feiras do setor turístico. Mesmo não atuando como sede, Maceió está listada pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) da Fifa como uma das possíveis cidades que podem atuar como Centro de Treinamento para Seleções. Outra estratégia do governo foi criar o Comitê da Copa do Mundo, por meio do Decreto nº 14.090, de 10 de junho de 2011, pelo governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, com o objetivo de construir uma “força-tarefa” para transformar Alagoas em Centro de Treinamento, explicou.
salinas_maceio
Salinas do Maragogi Resort, em Maragogi

Nenhum comentário:

Postar um comentário